MANUFATURA
MIC
Manufatura Integrada por Computador
Professor: Guido Soprano Machado
Manaus-Am
Março-2013
Escola SENAI Antonio Simões
Professor: Guido Soprano Machado
EQUIPE:
Alcemir Ribeiro
Kamila Pimentel
Deyseanne Mamede
Rogério Maciel
Fabiana Moura
Lindenberg Nascimento
Nicolas Mafra
Marcos Souza
Kervin Meirelles
Manaus-Am
Março-2013
Introdução
Este projeto tem por objetivo apresentar os conceitos básicos para a compreensão da aplicação de Sistemas de Manufatura Integrados por Computador (MIC),servindo-se de Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS) utilizando robô,Pneumática(Sensores,Válvulas,Atuadores) CLP.
Referencial Teórico
CLP
O Controlador Lógico Programável pode ser definido como um dispositivo de estado sólido-um computador industrial, capaz de armazenar instruções para implementação de funções de controle (seqüência lógica, temporização e contagem, Por exemplo) ,alem de realizar operações lógicas e aritméticas,manipulação de dados e comunicação em rede,sendo utilizado no controle de Sistemas Automatizados.
A programação do clp é feita por meio de uma ferramenta de Programação que pode ser um Programador Manual. A linguagem Ladder, muito popular entre os usuários dos antigos sistemas de controle a relés, é a mais utilizada. Esta linguagem é a representação lógica da seqüência elétrica de operação.
Linguagem Ladder
Definição: é uma linguagem gráfica, baseada em símbolos semelhantes aos encontrados nos esquemas elétricos (contatos e bobinas) as possíveis diferenças existentes entre os fabricantes de PLCs, quanto á representação das instruções, são facilmente assimilado pelos usuários.
O nome ladder deve-se á representação da linguagem se parecer com uma escada, na qual duas barras verticais paralelas são interligadas pela lógica de controle, formando os degraus da escada. Portanto, a