Manufatura
15
15
Computador, projeto e manufatura epois de pronto o desenho de uma peça ou objeto, de que maneira ele é utilizado na fabricação? Parte da resposta está na Aula 2, que aborda as etapas básicas de fabricação. A resposta se completa com esta aula, que descreve o auxílio do computador no planejamento de processo e manufatura.
Um problema
D
CAPP Planejamento de processo assistido por computador
O planejamento de processo pode ser entendido como o ato de preparar instruções de operação detalhadas para transformar um desenho de engenharia em produto final. Consiste, basicamente, nas etapas: seqüenciação de operações, determinação do maquinário e ferramentas aplicáveis, definição das condições de processo e respectivos tempos de fabricação. Uma análise do tempo despendido em cada uma das atividades de planejamento indica que 63% do tempo de planejamento destina-se à redação do plano e 21% a cálculos diversos, o que dá um total de 84%. Esta porcentagem mostra a vantagem de se usar o computador neste processo, pois ele permite reduzir bastante o tempo dessas atividades.
TEMPO DE PLANEJAMENTO
Formas de planejamento
O planejamento de processo pode ser estruturado com base em três formas: variante ou por recuperação, generativa e automática.
A U L A
15
Forma variante ou por recuperação Os sistemas CAPP que utilizam esta técnica da forma variante baseiam-se numa classificação prévia das peças e de sua codificação, conforme as semelhanças que apresentem. Estas semelhanças podem ser de caráter geométrico ou de processo de fabricação. O agrupamento das peças segundo um desses dois modos é chamado tecnologia de grupo.
Tecnologia de grupo (TG): é uma técnica de manufatura em que se agrupam peças semelhantes para obter vantagens no projeto e na manufatura.
peças com semelhanças geométricas
peças com semelhanças de fabricação
No emprego da forma variante, cada peça produzida na fábrica é agrupada em famílias, segundo