Ensaios destrutivos
O ensaio Rockwell, que leva o nome do seu criador, é hoje o processo mais utilizado no mundo inteiro, devido à rapidez e à facilidade de execução, isenção de erros humanos, facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas e pequeno tamanho da impressão.
Foram realizados três ensaios com os seguintes materiais:
▪ Latão. ▪ Alumínio. ▪ Aço.
Para realizar os ensaios são realizados alguns passos, estes passos são:
1º passo: aproximar a superfície do corpo de prova do penetrador.
2º passo: submeter o corpo de prova a uma pré-carga (carga menor).
3º passo: aplicar a carga maior até o ponteiro parar.
4º passo: retirar a carga maior e fazer a leitura do valor indicado no mostrador, na escala apropriada.
Estes passos são utilizados para os três materiais, o que muda é a ponteira de teste e a carga utilizada no durometro.
Para o ensaio do latão foi utilizado uma ponteira esférica de diâmetro de 1/16 com uma carga de 100 kgf. E o resultado obtido foi o de 66 HRB.
Para o ensaio do alumínio foi utilizado uma ponteira de diâmetro de 1/16 com uma carga de 100 kgf. E o resultado obtido foi o de 17 HRB.
Para o ensaio do aço foi utilizado uma ponteira de diâmetro de 1/16 com uma carga de 100 kgf. E o resultado obtido foi o de 93 HRB.
ENSAIO DE DUREZA BRINELL (Hardness Brinell: HB)
Existe uma relação entre os valores obtidos no ensaio e os resultados de resistência à tração.3 A dureza Brinell (HB) é a relação entre a carga aplicada (F) e a área da calota esférica impressa no material ensaiado (Ac). O ensaio padronizado, proposto por Brinell, é realizado com carga de 3.000 kgf e esfera de 10 mm de diâmetro, de aço temperado. Porém, usando cargas e esferas diferentes, é possível chegar ao mesmo valor de dureza, desde que se observem algumas condições:
F (CARGA) → 0,25.D < d < 0,5.D , ideal d = 0,375.D Para obter o diâmetro de impressão dentro do intervalo