Manufatura para solução de problemas
RESUMO
Este trabalho tem a finalidade apresentar e analisar o método de melhorias PDCA, juntamente com as principais ferramentas da qualidade associadas ao método, exemplificando a sua aplicação para solução de problemas através de análises de estudos de caso que foram realizados na indústria de cosméticos. Esse trabalho abordará os procedimentos mais utilizados, formas de realização, ferramentas de melhoria, definição de causas de problemas, planos de ações e seus resultados, assim mostrando e analisando a aplicação do método.
Palavras chave: Ciclo PDCA, Análise do método PDCA, Aplicação do PDCA/MASP para análise e solução de problemas.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Seleme e Stadler (2010), é necessário entender a diferença entre método e ferramenta. Método é uma sequência lógica utilizada para atingir uma meta, enquanto ferramenta são todos recursos utilizados dentro do método. Os autores acima citados concluem que o que resolve os problemas nos processos produtivos e operacionais é o método, mas as ferramentas exercem papel fundamental auxiliando o método.
Ainda segundo Seleme e Stadler (2010), existe a combinação integrada de método e ferramenta, que se usados de forma adequada e em conjunto, atuarão de forma sinérgica potencializando os resultados.
Segundo Campos (1992), o método PDCA é dividido basicamente de duas formas:
- Método PDCA de controle (manter e melhorar os resultados);
- Método PDCA para análise e solução de problemas (MASP).
Fonte: Adaptado de Aguiar (2002).
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ISO 9001 - Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos (2008) o ciclo PDCA aplica-se a todos os processos, e pode ser definido resumidamente como:
Plan (planejar): estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com os requisitos do cliente e políticas da organização.
Do (fazer): implementar os processos;