Tecnologias Aplicadas
Ficha Módulo 2
Nome: João Nogueira N:16 10º N
Professor: Walter Cova
Curso de Eletrónica Automação e Computadores
Escola Secundária de Rio Tinto
Materiais Isoladores, exemplos:
Plástico
Madeira
Vidro
Materiais Condutores, exemplos:
Cobre
Metais
Teias de aranha Eletrões de Valência
A camada de valência é a última camada a receber elétrão no átomo ou o nível de maior número quântico principal e secundário na distribuição eletrônica. Normalmente os elétrons pertencentes à camada de valência são os que participam de alguma ligação química, pois são os mais externos. A contagem e distribuição dos elétrons é feita sempre de dentro (perto do núcleo) para fora.
Centrais Hidroelétricas
Uma central hidroelétrica consiste numa instalação para a produção de energia elétrica mediante a transformação de energia hidráulica.
Esta é basicamente composta por um gerador ou fonte de energia, alternador, conjunto de motor e estação transformadora.
Numa central hidroelétrica ocorrem várias transformações de energia.
Quando as comportas da barragem abrem, a energia potencial gravítica da água armazenada na albufeira é transformada em energia cinética. Já na central, a energia cinética da água é transferida para as pás das turbinas, fazendo-as mover e estas, por sua vez, acionam os ímanes dos geradores elétricos. Estes transformam energia mecânica em energia elétrica que, posteriormente, é transportada para os diferentes locais, através das linhas de transporte.
Central Hidroelétrica
Central Termoelétrica
Uma central termoelétrica consiste numa instalação para a produção de energia elétrica mediante a transformação de energia de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos (carvão, petróleo, naftas, gás natural).
Estes combustíveis, que são fontes de energia primária não renovável, são queimados e o calor libertado é transferido para a água, aquecendo-a e transformando-a em vapor. O