Manufactura de azulejos
O processo de produção dos azulejos inicia-se com uma seleção do tipo de barro para a execução dos azulejos. Este barro tem uma cor amarelada. Após a seleção do tipo de barro, este vai ser prensado para as dimensões do tipo de azulejo que se pretende, o azulejo de 14 cm x 14 cm com cerca de 1 cm de espessura, e é neste ponto que se inicia a prensagem.
Numa fase seguinte, segue-se o acabamento com esponja natural, para definir as formas dos azulejos de uma forma mais perfeita. Segue a fase da Secagem, em que os azulejos têm uma secagem ao ar natural com uma duração de aproximadamente de 15 dias úteis (três semanas).
Após a fase da secagem os azulejos são colocados em gazetes próprias da cerâmica, e ao forno a cozer durante 8 horas a uma temperatura de 1050º.
A fase seguinte, é a fase da vidragem, em que os azulejos são retirados do forno (após arrefecerem) e são colocados sobre uma superfície direita e são vidrados manualmente com vidro semi-brilho TR- 91.
A nível da pintura artística sobre a peça de cerâmica – o azulejo – é feito o desenho gráfico em sistema informático pela nossa designer, e é preparado o sistema de pintura manual, tendo como denominação para o tipo de trabalho que se pretende – a estampilha. Após os desenhos estarem prontos, o pintor já pode avançar com a pintura sobre o azulejo. O pintor seleciona as cores (de forma a que sejam as mais parecidas com as cores que estão no azulejo original que é nos entregue pelo cliente). São feitos alguns estudos de cores até se conseguir chegar às cores mais parecidas com a peça original. Após as cores estarem definidas, avançasse com a pintura com estampilha sobre o azulejo. Após a fase da pintura estar concluída, o azulejo são novamente colocado em gazetes e vão novamente ao forno a cozer a uma temperatura de 1025º.
Por fim, numa fase final, os azulejos são retirado do forno, quando estiverem frios (para que não se partam os azulejos é