Filosofia
-------------------------------------------------
A arte muçulmana expandiu-se por todo o império e recebeu influências de cada território ocupado, embora tenha características comuns que a definem com clareza. É uma arte de forte feição decorativa. Os materiais utilizados na construção eram habitualmente pobres, como o tijolo, mas os artífices muçulmanos recobriam-nos com placas de gesso ou com azulejos decorados com formas vegetais ou geométricas. Um dos traços arquitectónicos mais marcantes é o arco em ferradura, com grande variedade de formas, e as mesquitas e os palácios são as construções mais significativas. A escultura e a pintura com figuras humanas ou animais são quase inexistentes, já que a sua representação estava, em parte, proibida por motivos religiosos.
A CULTURA MUÇULMANA
Os muçulmanos assimilaram muitos conhecimentos de importantes civilizações - grega, persa, indiana e chinesa. Assim, graças a eles, conheceram-se e divulgaram-se muitas ciências e técnicas na Europa. Os grandes centros urbanos de Córdova, Toledo e Sevilha possuíam boas escolas e bibliotecas, onde se desenvolvia a astronomia, a matemática e a gramática. Foram os muçulmanos quem transmitiu aos europeus o pensamento dos homens da ciência e da filosofia grega (a obra de Aristóteles foi comentada pelo sábio cordovês Averróis e, depois, traduzida para o latim, para conhecimento da Europa). Contudo, os muçulmanos não foram apenas transmissores de conhecimentos. Também escreveram importantes obras de história e poesia e realizaram grandes avanços científicos.
Características da Cultura Muçulmana
Todo muçulmano tem de seguir os ensinamentos de Maomé ou o texto do Corão, e tem como missão espalhar a fé islâmica pelo planeta.
Nos ensinamentos de Maomé há preceitos religiosos, regras para a organização do Estado, instruções para o relacionamento entre pessoas e até normas para o dia-a-dia.
Segundo a doutrina, todo muçulmano nasce