Paço episcopal e os Bordados de Castelo Branco
Historia e Cultura das Artes
Gilberto moiteiro
[Escrever o nome do autor]
Introdução
Nós neste trabalho procuramos saber mais sobre a tradição dos bordados de Castelo Branco , mas para isso tivemos que fazer uma pesquisa exaustiva de um monumento que influenciou este saber.
O Jardim do Paço ou Paço episcopal foi iniciado no Séc XVIII tal como os bordados de Castelo Branco e em contrapartida como mais tarde a casa do bispo foi transformada em museu, museu esse que foi um bom impulsionador para este tipo de traje.
Este traje de origem barroca tal como o paço episcopal, conseguem ter várias pontos em comum tais como os azulejos que falam do costume desta região tais como os desenhos dos bordados, acreditamos também que esta arte dos Bordados de Castelo Branco é de origem barroca tal como todo o paço episcopal.
A classe social também esta bem patente nestes dois ``Monumentos Históricos´´ desta região.
Em suma consideramos que estes dois objetos estão piamente relacionados, de modo que procuramos fazer as explicações necessárias para a sua compreensão.
O jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco e um dos mais originais exemplares de Barroco em Portugal principalmente no que respeita as suas estatuas devido aos aspectos simbólicos e á disposição dos seus elementos devido aos seus percursos temáticos.
Foi em 1711-1736 que o Bispo da Guarda D.João de Mendonça que preparou e provavelmente orientou as obras neste Jardim, mais tarde, já nos finais do séc. XVIII em que o segundo bispo da Diocese de Castelo Branco, o Bispo D.Vicente Ferrer da Rocha fez algumas obras de relevo.
No ano de 1911 este Jardim passou para as mãos da Câmara Municipal por arrendamento e em 1919 conseguiu adquiri lo a título definitivo.
Este grande jardim Barroco tem uma forma retângular onde é dominado por balcões e varandas com guardas de ferro e balaústres de cantaria,