Engenharia Elétrica
Relatório N.02
Título da Prática: Amplificador operacional inversor e não inversor.
Nome do autor: José Reis
2. Resumo Este experimento visou à montagem de dois circuitos com amplificador operacional de realimentação negativa, porém um operando como amplificador operacional inversor e o outro como não inversor. Para isto, utilizou-se um circuito integrado amplificador LM741 que combinado com resistores e uma tensão de entrada aplicada ao circuito, possibilitou a análise do sinal de saída em relação à entrada. No primeiro caso percebeu-se a inversão de fase e a amplificação do sinal de saída em relação ao da entrada. Já no segundo não houve inversão de fase apenas a amplificação do sinal, mas com ganho maior que o primeiro.
3. Introdução São inúmeras as aplicações de um Amplificador Operacional como em sistemas eletrônicos, equipamentos de telecomunicações, equipamentos de áudio entre outros. O Amplificador Operacional (AOP) é um amplificador de múltiplos estágios, de elevado ganho e com acoplamento direto entre estes estágios, eles são utilizados para amplificar sinais em uma ampla faixa de frequências [2]. Na figura 1 é mostrada a simbologia para representar um amplificador operacional, onde V(-) é a entrada inversora, V(+) é a entrada não inversora e Vo tensão de saída amplificada.
O modo de operação de um AOP pode ser de realimentação positiva como mostra o esquema da figura 2. Este tipo de operação é denominado de malha fechada, este método conduz ao circuito a instabilidade. Mas a realimentação mais utilizada é a realimentação negativa como pode ser visto na figura 3. Este método dar-se também em malha fechada apresentando uma reposta linear e um ganho controlado. Os circuitos amplificadores podem ser inversores ou não inversores. Os inversores amplificam a tensão e tem polaridade oposta em relação a seu sinal de entrada. O não inversor amplifica a tensão sem inverter a polaridade. Ambos possuem realimentação