Drogas
As drogas são substâncias naturais que alteram o funcionamento do organismo. Todas elas causam dependência sendo assim consideradas um vício.
O consumo destas substâncias é altamente prejudicial para a saúde contudo, o facto de ser na maioria das vezes ilegal, o consumidor quando compra o produto não tem a certeza da sua composição fazendo com que em alguns casos, existam ainda mais problemas do que os esperados visto que podem existir na substância pura substâncias tóxicas.
“No início o álcool e as drogas deram-me asas depois, tiraram-me o céu” John Lennon
Existem vários tipos de usuários no mundo da droga: os experimentadores – aqueles que raramente usam e que experimentam apenas por curiosidade, vontade ou influência os usuários ocasionais – aqueles que utilizam apenas em ocasiões que pensam necessitar, como é o caso dos jovens para adquirir mais sucesso a nível escolar ou os desportistas (doping) para o rendimento a nível físico os habituais – usam sem dependência, apenas em ocasiões em que adquirem vontade os dependentes - aqueles que já não vivem sem o consumo de droga
A droga pode ser estimulante, depressiva ou perturbadora do sistema nervoso central, o que altera em grande escala o organismo. As consequências mais frequentes são tromboses, AVC, insuficiência renal e cardíaca, depressão, modificações motoras e cancro.
São várias as características de um utilizador de drogas tal como a mudança de humor, os odores incomodativos e degradação mental e física.
O exercício físico é importante para a estabilidade do nosso organismo, promovendo o bem estar e mantendo um corpo saudável