Manuel Bonfim
Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – 31/07 a 03/08/2012 – Anais Eletrônicos – ISBN 978-85-7745-551-5
CONTRIBUIÇÃO DE MANOEL BOMFIM À EDUCAÇÃO BRASILEIRA Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim da Silva claudiaprazim_@hotmail.com Sabrina Carla Mateus Façanha sabrina_facanha@hotmail.com (UFPB)
Resumo Este artigo analisa algumas contribuições do intelectual Manoel Bomfim para a Educação brasileira, utilizando as abordagens biográfica e bibliográfica no contexto histórico‐cultural do Brasil e da América Latina. A sua obra “A
América Latina: males de origem” visa a busca da imparcialidade científica e as exigências de posicionamento intelectual em defesa da nação e da autonomia pessoal. Bomfim visualiza a educação como o caminho para a libertação da sociedade e para o progresso social.
Palavras‐chave: Manoel Bomfim. Educação. Progresso social.
É sua extraordinária capacidade de indignação e de esperança. É a sua certeza de que esse é um país viável.
(Darcy Ribeiro)
Manoel José Bomfim foi bastante adjetivado por diversos estudiosos, José Carlos Reis o menciona como um otimista revolucionário e ao mesmo tempo ingênuo, Darcy Ribeiro não poupa elogios para o mesmo classificando‐o como fundador da antropologia do Brasil e dos brasileiros,
Aluízio Alves Filho classifica Bomfim como um intelectual que se colocou a serviço do combate contra os privilégios da minoria. Entre acertos e tropeços suas obras ainda são lidas e fazem parte da formação de muitos estudiosos.
Um artigo publicado por Ângelo Priori & Vanessa Candeloro (2009) traz informações preciosas sobre a biografia e bibliografia do intelectual Manoel Bomfim as quais tomarei por base e complementarei com outras fontes.