sociologia
TAREFA 2 - Quais fatores podemos relacionar ao surgimento de um pensamento sobre a identidade nacional e qual a visão de Manoel Bomfim sobre a formação do povo brasileiro? O racismo do século XIX foi responsável pela constituição de diversas representações que identificavam o branco como inteligente, inventivo e sadio fisicamente, já as outras pessoas mestiças e negros, são ligados à inferioridade biológica, representantes da imoralidade, da barbárie e do atraso. O estudo de uma mentalidade própria do início do século XX, envolvendo um contexto de busca de modernização do Brasil. Manoel Bonfim tinha em mente o aumento do papel e intervenção do Estado, aproximou os higienistas das suas posições, ele era contrário ao determinismo racial a favor da intervenção no campo da Saúde e Educação. O papel da educação como promissora da sociedade devia ser propagado, pois era uma mentalidade própria do período, que se consolidou no pensamento social brasileiro. Bonfim se aproxima do pensamento dos brasileiros intelectuais, que tinha como preocupação a interferência do Estado, para promover a melhoria das condições ambientais como instrumento preventivo e a formação de uma identidade nacional.
“Adotando tal concepção, o darwinismo social pregava que, ao invés de simplesmente desiguais, os vários grupos humanos seriam natural e essencialmente 'diferentes' entre si e, portanto, caracterizados por potenciais evolutivos ontologicamente diversos (Greene, 1981).
Para além das particularidades que distinguiam estas e outras teorias então em projeção no cenário intelectual brasileiro, convergia-se no sentido de consagrar a confiança no poder cia ciência enquanto a chave por excelência para promover o desenvolvimento da sociedade. Concebido como meio direto de reduzir a realidade a leis e informações objetivas, e, a partir do conhecimento destas, desvendar-lhe as características, tendências e processos, o saber científico era aclamado como a fonte segura para