Manual
Março/Abril - 2009
7ª edição
O que é HPV?
Dr. Carlos Ricardo Doi Bautzer, Médico do Núcleo Avançado de Urologia do HSL
O HPV, sigla em inglês para vírus do papiloma humano, vem recebendo grande destaque nos meios de comunicação recentemente. Com mais de 100 subtipos de vírus, dentre estes mais de 30 afetando a região genital, a infecção pelo HPV é conhecida como uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior prevalência no mundo, com estudos estimando que até 75% das pessoas sexualmente ativas terão contato com este vírus durante a vida.
Desde 1995 é conhecida a relação entre o HPV com o câncer de colo ute-
rino, principalmente os subtipos 16 e 18.
Mais recentemente, demonstrou-se também a relação destes vírus com tumores malignos em outros locais, como o pênis, ânus, orofaringe, vulva e vagina. Este subgrupo é conhecido como de alto risco, enquanto que aqueles que predispõem a lesões mais benignas são denominados de baixo risco. Este último grupo está mais relacionado às chamadas verrugas genitais, lesões indolores que se assemelham à crista do galo, nome popular pelo qual a doença é conhecida.
A transmissão do HPV acontece por contato com a pele infectada, sendo que a transmissão por relação sexual é a mais comum. Acredita-se que a maioria das infecções seja transitória, combatida espontaneamente pelo sistema imune.
Quando não for possível a visualização das verrugas genitais no exame clínico, a doença só é identificada por meio de aplicação de reagentes específicos, como nos exames de peniscopia, vulvoscopia ou colposcopia. Uma vez que não são conhecidos os fatores exatos que levam ao desenvolvimento das lesões bem como seu período de incubação, não é possível estabelecer uma relação de causa-efeito com as lesões de HPV, nem o momento do contágio inicial.
A vacina contra o HPV deve ser aplicada em meninas antes da vida sexual ativa