Manual Empilhadeira
Empilhadeiras
Teoria
Máquinas Pesadas
Operação de Empilhadeiras
2
Operação de Empilhadeiras
Objetivo
Fornecer indicações e informações práticas aos profissionais que desejam entrar nesta área, cedendo materiais que foram elaborados de forma a complementar a
Norma Regulamentadora NR 11 do Ministério Trabalho e Emprego, sobre transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
Caros operadores
Abordaremos as competências e habilidades necessárias para um operador de empilhadeira, descrevendo seus principais modelos, a forma como funcionam e os tipos de cargas transportadas.
O curso fornece a vocês, futuros operadores, o conhecimento para a escolha de seus equipamentos de segurança, manutenção e critérios dessas normas durante a operação e movimentação de cargas.
Nosso material contém figuras com a finalidade de melhorar o entendimento do estudo, com informações extraídas do cotidiano, exercícios de avaliações e atividades práticas. Normas e leis
A Norma Regulamentadora NR 11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e
Manuseio de Materiais) deve ser tomada como referência para a elaboração de qualquer atividade preventiva ao uso de veículos industriais. Pode ser consultada a
ABNT que possui suas normas específicas para trabalhos com empilhadeiras, como exemplos: NBR 153 que fala do código de segurança para veículos industriais automotores – classificação, capacidade de carga e estabilidade; NBR 5947 que fixa condições exigíveis para as características geométricas e de posições dos dispositivos opcionais para movimentação de contêineres; NBR 5963 que discorre sobre a determinação da resistência ao levantamento por garfo de empilhadeira, entre outras.
Caso existam dúvidas especificas sobre empilhadeiras, recomenda-se primeiramente que se entre em contato com o fabricante da máquina para solicitar orientações.
Recomenda-se também consultar a Associação Brasileiras de Normas Técnicas, que
possui