Psicologia Humanista
Instituto de Ciências Humanas
Curso Psicologia
Psicologia Humanista: Carl Rogers e Abraham Maslow.
Mariana Alves
Araraquara
2012
Mariana Alves RA: B277HC-7
Psicologia Humanista: Carl Rogers e Abraham Maslow.
Trabalho apresentado à disciplina
Teorias e Sistemas em Psicologia.
Orientador: (Profº Oliver Zancul
Prado).
Araraquara
2012
Introdução
Este trabalho vai ser baseado nas ideias de Carl Rogers e Abraham Maslow na psicologia humanista, segundo a visão de duas referencias distintas. E explicar basicamente que a Psicologia Humanista surge como uma forma de responder a anseios da sociedade na época, com concepções que garantem a possibilidade de transformação que dependa apenas da vontade individual.
A psicologia humanista foi denominada como terceira força, por expressar o rompimento que pretendia estabelecer em relação ás duas grandes tendências da Psicologia dominantes até então: o Behaviorismo e a Psicanálise.
Desenvolvimento
Na psicologia em geral, houveram três revoluções, a primeira com o advento do Behaviorismo que segundo Greening (1975) surgiu em reação a excessiva preocupação com a consciência e com a instrospecção como método de chegar aos dados da atividade mental consciente. A segunda revolução foi a Psicanálise, a qual teve seus pioneiros realizados por Sigmund Freud (1856-1939), descende das ciências naturais, partiu de uma formação médica e dividiu o aparelho psíquico em três estruturas: Id, Ego e Superego. Por fim, a terceira revolução foi denominada terceira força, a Psicologia Humanista, dando maior ênfase a consciência e afirmando que o ser humano deve alcançar um certo grau de realização, de forma que o homem tende a entender a vida humana em sua totalidade.