Manual de segurança com empilhadeira
1- REGULAMENTAÇÃO LEGAL
NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais * 11.1.5. Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.
* 11.1.6. Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.
* 11.1.6.1. O cartão terá a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.
2- PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DE UMA EMPILHADEIRA
2.1- Definição de empilhadeira
Veículo autopropulsor com três rodas, pelo menos, projetado para levantar, transportar e posicionar materiais.
2.2- Princípio de funcionamento * É construída sob o princípio da gangorra, onde a carga colocada nos garfos é equilibrada pelo peso da máquina. * O centro de rotação ou o apóio da gangorra é o centro das rodas dianteiras.
x y * O contrapeso é formado pela própria estrutura do veículo (combustão) ou pela bateria (elétrica). * A capacidade de elevação de uma empilhadeira é afetada por: * Peso da carga e * Distância do centro de gravidade da carga (centro da carga)
2.2.1- Triângulo de estabilidade: * É a área formada pelos três pontos de suspensão da máquina: * Pino de articulação do eixo traseiro e * Cada uma das rodas dianteira.
2.2.2- Considerações * Caso o ponto de equilíbrio se desloque para fora da área do triângulo, o veículo capotará nesse sentido. * Quanto mais rápida e brusca a virada, tanto mais pronunciado será o efeito da transferência de peso, ocasionando facilmente o deslocamento do ponto de equilíbrio para fora da área do triângulo.