Manual de Trabalho Social
O que é o trabalho social?
Estudar o Trabalho Social é fundamental para entender o que é estudar hoje esta profissão. Nesta sociedade conflituosa e problemática. Os problemas socias aumentam e os homens sentem-se desprotegidos com os seus direitos e liberdade ameaçados. Trabalho social são as respostas aos problemas dos homens e os seus instrumentos para oferecer essas respostas que faram pensar sobre as capacidades de adaptar às rápidas mudanças da sociedade. Não existe nenhuma definição completamente acertada para definir trabalho social, mas certos autores tentaram faze-lo. Várias são as circunstâncias que contribuem para dificultar uma clarificação conceptual: por um lado, o trabalho social é uma profissão recente;
Por outro, o campo do social é completo e indefinido, em vez de ser de mudança e dinâmico;
Em terceiro lugar, o trabalho social é diferente das outras profissões porque elas se foram especializando ao longo dos anos e o trabalho social tem várias especializações, dividindo-se em sentidos e alcances do trabalho social: - Sentido genérico, atividade transformadora da realidade social; - Sentido específico, trabalhador social.
Este conjunto de fatores fez com que existissem interpretações conceitua na doutrina da disciplina.
Valores e trabalho social
A pratica do trabalho social é e, si mesma, uma prática de valores. Sendo o trabalho social uma profissão, que por si própria é fortemente submetida a conflitos éticos. A intervenção do trabalho social está condicionada por três tipos de limites: as normas da sociedade, a função da instituição, tipo de serviço usado com os clientes. Frequentemente estes limites levam-nos a conflitos de valores contraditórios.
Os trabalhadores sociais, que geralmente prestam serviços em âmbito do serviço social ao estado de bem estar. Frequentemente encontram-se num dilema difícil de resolver entre os novos valores da sociedade e as necessidades aumentam os seus cuidados.