Acidentes de trabalho no corte manual da cana-de-açúcar: estratégias para o trabalho do assistente social
ACIDENTES DE TRABALHO NO CORTE MANUAL DA CANA-DE-AÇÚCAR: ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL RESUMO: O trabalhador empregado no corte manual da cana-de-açúcar encontra-se exposto a condições de trabalho que podem ser consideradas insalubres e onde os riscos de acidentes e adoecimentos são constantes. O presente artigo pretende ater-se a reflexão acerca dos acidentes de trabalho no corte manual da cana e as estratégias encontradas pelo Serviço Social para o trabalho profissional, tanto na prevenção destes acidentes como na intervenção em casos onde já ocorreu o acidente ou adoecimento.
Palavras-chave: corte manual da cana-de-açúcar, acidentes de trabalho, Serviço Social
ABSTRACT: The worker employed in a manual cutting of sugar cane is exposed to terms of work that can be considered unhealthy and where the risk of accidents and illnesses are usual. This present article pretend to stick to work accidents in the manual cutting of sugar cane and the strategies find by the Social Work for the work much to prevent these accidents, as has in the intervention where the accident or illness already occurred.
Keywords: manual cutting of sugar cane, work accidents and Social Work.
1. Introdução
A indústria da cana-de-açúcar desenvolveu-se amplamente nas últimas décadas, especialmente no estado de São Paulo, região de Ribeirão Preto. Os últimos anos têm sido marcados pelo avanço da colheita mecanizada, principalmente devido ao “Protocolo agro-ambiental do setor Sucro-alcoleiro Paulista”, assinado em Junho de 2007 pelo Governo Estadual Paulista e representantes do setor e que assinala para 2014 o fim da queima da palha da cana em algumas áreas e para 2017 a eliminação total da queima da palha da cana, o que na prática significa o fim da colheita manual.