Manual de Economia Politica Econômica
Trata a principio de uma descrição histórica sobre o desenvolvimento do homem e como este transformou o meio que o circundava. Mostrando seu processo de evolução a partir dos tempos. O comunismo primitivo, no qual tudo que o homem caçava ou colhia era partilhado entre os membros do grupo.
Com o passar dos milênios, o homem passou a reservar suas caças e não apenas matá-las, aprendeu a cultivar ao invés de coletar o que já existia. Deste modo, com a ajuda dos animais domesticados, o homem pode desenvolver sua agricultura primitiva.
Este processo de evolução culminou na disparidade entre as tribos, ressaltando as atrasadas. Aprimorando seus conhecimentos, o homem passou a calcular fatores que favoreceriam a agricultura, tais como estação do ano e o controle da água por meio de irrigação. Os surgimentos do metal e da roda permitiram a troca de mercadorias. Com isto, o homem começou a produzir não apenas para estocagem ou subsistência, este excedente possibilitou a exploração de prisioneiros para aumentar os ganhos de seus captores.
As primeiras civilizações surgiram nas margens do Rio Nilo e Eufrates(segundo o autor, provavelmente também na Índia e China), seguida pela Grécia que sucumbiu frente ao Império Romano. Desta forma, o homem criou o instrumento do governo para permanecer no poder e as religiões (antigamente conhecida como que religiões totêmicas).
O fim do Império Romano culminou na divisão da terra em grandes propriedades e em outro tipo de servidão que substituiu o escravo. O servo cultivava alguns dias a terra do senhor feudal e nos outros cultiva o terreno a ele cedido. As cidades feudais eram autossuficientes. O transporte e o comércio desenvolveram-se com a participação da nobreza, com o tempo os negociantes acumularam grandes riquezas e o poder das cidades aumentava. Evoluído do Feudalismo que pereceu frente ao novo sistema, o Capitalismo.