As melhores empresas para se trabalhar
Inspirar os colaboradores, falar a verdade sempre, escutar com sinceridade, agradecer por um bom trabalho e estar realmente preocupado com as necessidades pessoais e profissionais dos funcionários. Será que é possível priorizar esse tipo de atitudes dentro de uma empresa sem precisar de investimentos elevados? As melhores empresas para trabalhar são unânimes ao afirmarem que, mais do que investimento para ter profissionais satisfeitos, é preciso, antes de tudo, haver a vontade verdadeira dos líderes e gestores para mudar a cultura da empresa.
Algumas empresas investem muito dinheiro em gestão de pessoas sem conseguir causar efeitos positivos, quando, na verdade, a simples mudança de atitude dos gerentes e diretores seria suficiente para mudar o ambiente de trabalho. Se é para investir pesado em RH, a ação deve ter resultados realmente percebidos pelos funcionários, caso contrário, não vale a pena.
A companhia atua no setor de higiene, beleza e limpeza e, além de ter sido eleita como a segunda melhor empresa para trabalhar, foi considerada a melhor na prática cultural “Compartilhando”, que se refere à maneira com que os líderes dividem os frutos do esforço conjunto de forma justa e generosa.
Desenvolvimento dos funcionários, com investimento em programas de capacitação em todos os níveis.
Comunicação interna, com fóruns de comunicação, incluindo uma reunião no meio do ano com 100% dos colaboradores.
Processos de gestão de pessoas e remuneração baseada no mérito pessoal.
Benefícios especiais.
Ambiente de trabalho humano, caloroso, informal e descontraído.
Uma das práticas que a Caterpillar tem feito nos últimos anos e vem dando um resultado satisfatório com os colaboradores é a política de recompensa por meio de ações da empresa. Em 2009, a Caterpillar passou a oferecer o equivalente ao valor de duas ações da companhia na Bolsa de Nova Iorque para cada um dos funcionários. Em 2010, o valor aumentou para três papéis