Análise do Cras de Nova Iguaçu
Este relatório tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Campo de Estágio, conhecendo as principais políticas sociais setoriais que orientam o desenvolvimento dos trabalhos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência (Semaspv).
Apresentamos um breve histórico do Semaspv que é o campo de Estágio ao qual estou inseridas, e falo sobre as políticas sociais de assistência, e do DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009 que Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 as quais tomamos como base para o desenvolvimento da intervenção do projeto.
Tem como objetivo o atendimento de situações de violência contra mulheres, idosos, pessoas com deficiência, bem como situações de preconceito, homofobia, entre outros. O atendimento psicossocial opera-se na proteção imediata à vítima e ao seu núcleo familiar, prevenindo a continuidade da violação de direitos com atendimento técnico especializado, como também providências no tocante à responsabilização.
A busca pela garantias desses direitos será relatada nesse relatório através das atividades desenvolvidas na Instituição, que foi idealizada com o intuito de ir contra o processo de exclusão social tentando atender de maneira implacável a maior camada da população do município de Nova Iguaçu. Diversos usuários que por falta de conhecimento dos seus direitos encontram-se sem opção e oportunidades provenientes desse processo imposto pelo nosso modelo político, se submetem a um crescimento precário tanto físico como mental, sem acesso a saúde, educação, cultura, lazer, moradia e proteção que lhes são garantidos pela Diretriz 4: do DECRETO acima, como: Efetivação de modelo de desenvolvimento sustentável, com inclusão social e econômica, ambientalmente equilibrado e tecnologicamente responsável, cultural e regionalmente diverso, participativo e não discriminatório.
“Lei ESTADUAL N. 10.354, DE 25 DE AGOSTO DE 1999 -