Memorial Hidrossanitário
Curso Técnico de Edificações
PFA – Nº 20
Memorial Descritivo
Andressa Scheunemann,
Caroline Ericksen,
Priscila Fernandes.
Pelotas, 04 de Junho de 2013.
MEMORIAL DESCRITIVO – PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS
ESGOTO SANITÁRIO E PLUVIAL
O presente memorial tem como finalidade especificar os equipamentos e materiais na execução da obra em questão.
O desenvolvimento dos projetos obedece as prescrições das Normas Brasileiras e do Código de Instalações Hidrossatitárias do SANEP sendo elas NBR 5.626/98 Instalações prediais de água fria, NBR 8.160/99 Instalações prediais de esgoto sanitário e NBR 10.844/89 Instalações prediais de águas pluviais.
1. Generalidades:
Este memorial refere-se os projeto de instalações hidrossanitárias e esgoto sanitário e pluvial, da edificação unifamiliar a ser construída no endereço Rua Zola Amaro n° 179 em Pelotas – RS.
2. Rede de Água:
Estas instalações visam permitir o abastecimento de água potável aos diversos pontos de consumo, levando-se em conta, o traçado e dimensionamento, condições favoráveis de vazão e pressão.
2.1. Abastecimento:
O abastecimento obedece ao sistema indireto, isto é, a alimentação dos pontos de consumo se fará a partir de um reservatório elevado.
A reservação será composta por um reservatório superior de fibrocimento com capacidade de 1000l necessária para atender o consumo diário da população que residirá na edificação. O mesmo será alimentado pela rede publica, e será dotado de tubulação de limpeza, extravasor e ventilação, obedecendo as disposições e diâmetros indicados em planta.
2.2. Ramal de Alimentação:
O ramal de alimentação do reservatório superior, a partir da rede pública será executado em PVC rígido, diâmetro 25mm (3/4”), obedecendo as disposições em planta. No mesmo será instalada um torneira bóia de modo que haja uma separação atmosférica mínima de