Manual da qualidade
4.1 Requisitos gerais
A organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos desta Norma.
"Aqui você poderá ter a primeira conclusão, essa norma existe para que organizações implementem um sistema de gestão da qualidade, que em outras palavras é um conjunto de políticas, objetivos, processos, manuais, procedimentos, formulários que vão garantir que a qualidade seja documentada, analisada e entregue ao cliente, que análises críticas possam ser realizadas garantindo assim a implementação de ações e melhorias."
A organização deve:
a) Determinar os processos necessários para o sistema de Gestão da Qualidade e sua aplicação por toda a organização;
b) Determinar a sequência e interação desses processos;
"Essa é a abordagem de processos, a organização deve saber quais são os processos e suas relações. Por exemplo o setor de projetos deve enviar as especificações de compras para a equipe de compras e também deve entregar as plantas e descrições de operação para o setor de produção. O setor de vendas deve levantar as necessidades e medir a satisfação dos clientes, enfim, um levantamento e análise prévia do processo devem ser feitos. Uma dica e não uma exigência é elaborar um macrofluxograma para facilitar essa visualização. "
c) Determinar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes;
" Elaborar procedimentos, se você tem uma receita de suco de laranja a chance de você errar na medida e produzir um suco ruim é bem pequena, imagine uma receita como um procedimento de como fazer um suco de laranja. Se tiver procedimentos de aquisições descrevendo por exemplo o recebimento de matérias - primas, também garantirá maior sucesso nessa etapa e quando elas forem entregues para a produção (um processo subsequente), as chances de melhores