Manuais
RODRIGO VINICIUS MACIEL DE PAULA
6º Período de Sistemas de Informação
MANUAIS
Pimenta Bueno – RO
2013
JADER VOGEL BARRETO
RODRIGO VINICIUS MACIEL DE PAULA
6º Período de Sistemas de Informação
MANUAIS
Trabalho apresentado à Faculdade de Pimenta Bueno - FAP, como requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina de Organização de Sistemas e Métodos.
Orientador: Prof. Guilherme Bianchini
Pimenta Bueno – RO
2013
CONCEITO;
Manuais estão presentes em empresas de grande porte, onde é preciso se ter uma estrutura organizacional com procedimentos uniformes ou predefinidos. Segundo Antonio Cury:
“Os manuais são instrumentos de gerência, de relativa duração, reunidos dentro de uma capa característica, (…), a fim de tornar máximo seu valor como obra de referência.” (Organização & Métodos – Uma Visão Holística, pag. 427).
Esta citação, esclarece que pelo fato de sua duração ser relativa, é necessário que ele seja sempre verificado. Certo procedimento que funcionava bem alguns anos atrás, pode não trazer os mesmos resultados nos dias de hoje. Deste modo, a importância do manual leva em consideração a constante fonte de informações sobre os trabalhos executados na empresa, facilitar processos de efetivação de normas, procedimentos e funções administrativas e uniformizar técnicas básicas do processo administrativo. Além de efetivar o crescimento da eficácia e eficiência dos trabalhos exercidos na empresa.
Manuais são: documentos previamente estudados e perfeitamente identificados com os fins para os quais se destinam. Ou Seja, manual nada mais é que um “passo a passo” onde está descrito como e porque tal atividade deve ser desenvolvida daquela maneira.
Como não existem empresas que agem de forma idêntica a outras, os manuais, por sua vez, não tem um padrão de exigência a ser