Manter a fideliza o dos consumidores
Numa época em que não se espera que os consumidores sejam fiéis, conseguir manter a fidelização vale ouro!
A lealdade às marcas pode ser demonstrada em dezenas de formas, mas nem todas têm impacto direto nas vendas, exemplo disso é o que acontece com os meios digitais, especialmente o Facebook, que oferece uma métrica nova: os links nas páginas das marcas. O objetivo primário é o de que os consumidores gostem das marcas, o objetivo último é repetir uma compra. Pelo meio destes dois objetivos há uma série de etapas tais como a experimentação e o relato de experiências positivam. Cabe às marcas conseguir tiram o máximo partido de cada etapa, valorizando-a, divulgando-a, incentivando-a e mediando-a.
Algumas empresas têm um compromisso assumido com o seu cliente no sentido de o colocar sempre em primeiro lugar e ser-lhe leal em todas as decisões. Tudo que elas fazem depois é que dita o tom, a abordagem e o tipo de transformação que criam dentro de seu negócio1 . Este tipo de lealdade, gera também a lealdade, ou fidelidade dos consumidores, porque compromete-os no seu próprio compromisso.
OBJETIVOS
Entender os obstáculos da satisfação dos clientes;
Reconhecer a importância dos relacionamentos entre empresas e clientes ;
Identificar e desenvolver diferentes modelos de relacionamento com clientes;
Desenvolver e implementar estratégias de fidelização e reconhecê-las como um compromisso de toda a empresa;
Implementar programas de fidelidade
A Empresa com Foco no Cliente
A estratégia de fidelização de clientes não pode estar calcada apenas em "programas de fidelidade". Iniciativas de marketing, muitas vezes, são esforços isolados de fidelização, o que não é suficiente. Antes de mais nada, toda a empresa deve estar preparada para garantir os produtos, os serviços e o atendimento em todos os canais de comunicação. Isso é fidelização estratégica: o esforço de habilitar toda a empresa para reter seus clientes ao longo do