Manifesto comunista
Centro de Educação, Letras e Artes
Curso de Pedagogia
Disciplina: Filosofia da educação
Docente. Drª: Elizabeth Miranda de Lima
Aluna: Luana Rodrigues
Relatório: Manifesto do Partido Comunista
Rio Branco- Acre 2013.
Luana Rodrigues
Relatório: Manifesto do Partido Comunista
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UFAC – Universidade Federal do Acre, para o 4° Período.
Docente. Drª: Elizabeth Miranda de lima
Turma: 4° Período
Unidade: Rio Branco- AC
Rio Branco- Acre 2013.
Nesta analise irei abordar os principais pontos que fazem parte do contexto histórico do Manifesto do Partido Comunista, destacando pontos importantes da burguesia e proletariados e suas lutas de classe em uma sociedade que não permitia igualdade na produção capitalista. A proposta do texto refere-se à unificação do pensamento e da voz do proletariado, a fim de se reposicionarem no contexto mundial.
As mudanças históricas que culminaram no surgimento da sociedade capitalista. A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burgueses de corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta, uma luta que de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou pelo declínio comum das classes em luta.
Nas anteriores épocas da história encontramos quase por toda a parte uma articulação completa da sociedade em diversos estados, uma múltipla gradação das posições sociais. Na Roma antiga temos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média: senhores feudais, vassalos, burgueses de corporação, oficiais, servos, e ainda por cima, quase em cada uma destas classes, de novo gradações particulares.
A moderna sociedade burguesa, saída do