MANIFESTO COMUNISTA
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. 2 ed. São Paulo: Martin Claret Ltda, 2000.
Karl Heinrich Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel. Friedrich Engels foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Do Partido Comunista, que foi redigido em 1948 na Europa. Alguns países do continente viviam uma crise política, econômica e social ferrenha, esta obra era um manual da revolução, que de certa forma repercutiu com muito sucesso desde então, tal obra passou a ser uma das mais lidas na história da humanidade, passando a ter uma forte influência nos movimentos sociais e políticos.
O livro de Marx e Engels se divide em quatro capítulos, que são eles: “Burgueses e Proletários”, “Proletários e Comunistas”, “Literatura Socialista e Comunista” e “Posição dos comunistas diante dos diversos partidos de oposição”.
No primeiro capítulo os autores relatam que em toda história da sociedade houve a luta de classes entre opressores e oprimidos, envolvidos numa batalha ininterrupta ora aberta, ora disfarçada, que terminou sempre com uma transformação revolucionária de toda sociedade ou com o declínio comum das classes em lutas. Cada vez mais se dividia em dois grandes campos inimigos totalmente opostos: burguesia e proletariado. Com a expansão marítima favorece ainda mais o rápido desenvolvimento do elemento revolucionário na decadência do feudalismo, tendo o poder político do Estado