Manifesto comunista - marx
Karl Marx
Escrito com o objetivo de expor ao mundo a visão comunista, seus objetivos e suas tendências.
Burgueses e Proletários
A história de todas as sociedades é marcada pela luta de classes, que evidenciam um grupo dos opressores e outro dos oprimidos. Tal conflito sempre que chegou ao final foi marcado com uma transformação revolucionaria da sociedade ou com a destruição das classes em luta.
Marx relata que em sua época houve uma simplificação dos antagonismos de classes, que ficaram centrados em dois grupos apenas: a burguesia e o proletariado. Fica evidente nesta primeira parte o papel decisivo da burguesia nas transformações da sociedade, como o fenômeno da globalização, que mundializou o comercio, a navegação e os sistemas de comunicação.
Burguesia:
-Surgiu da queda do sistema feudal. Porém sua ascensão apenas estabeleceu novas classes e novos modos de opressão.
-A burguesia desempenhou um papel revolucionário na história. Desenvolveu-se junto com as transformações do sistema produtivo, sendo sempre acompanhada também pelo progresso político correspondente a tais transformações. Por conseqüência, essa classe acabou dominando o moderno Estado parlamentar.
-Outras transformações decorrem da necessidade de um mercado sempre em expansão, que levou ao desenvolvimento do intercambio e a uma dependência entre as nações. Desse modo até os povos bárbaros se viram envolvidos pela civilização.
Proletários:
-O trabalhador perdeu seu caráter autônomo e se transformou num simples acessório das maquinas. Desse modo os custos dos operários se reduzem quase aos meio de subsistência de que necessitam para seu sustento e para a reprodução de sua espécie.
-Outras transformações também se apresentam no fato do sexo e da idade não fazer diferença para pertencer a classe operaria, sem falar que o proletariado acaba por envolver todas as classes da população, igualando-as.
-O desenvolvimento do proletariado passa por diversas etapas,