Manifesto Do Partido Comunista – Marx E Engels
Do jeito que o capitalismo vinha se desenvolvendo e a classe trabalhadora vinha sendo cada vez mais explorada, o Manifesto deu outros olhos ao proletariado, uma vez que enfatizava a tomada do poder pelo mesmo.Motivou movimentos dos trabalhadores, uma vez que alertou a classe trabalhadora da injusta exploração que sofria.
O Manifesto foi escrito em uma linguagem clara e objetiva, de forma a alcansar todas as camadas. Nele contém ideias e elementos capazes de fazer compreender as transformações sociais ocorridas até aquele momento e o que certamente viria.Este documento histórico é um ponto de convergência de várias tendências políticas e ideológicas,baseada em muitas lutas proletárias e que viria influenciar gerações posteriores do movimento operário e as posteriores lutas de libertação do homem pelos seus direitos .
O Manifesto é dividido em três partes, sendo que na introdução é relatado, com certo orgulho, o medo que o comunismo trouxe para os dominantes, uma vez que fazia os explorados desobedecerem e se rebelarem, visto que passaram a haver movimentos da classe trabalhadora, revoltada com a exploração que sofria. O Movimento Comunista passou a ser visto como uma nova força que surgia, tendo que deixar claro seus objetivos e ideias.
Na parte I,que relata "Burgueses e proletários", descreve toda a trajetória das classes, desde os tempos antigos até os dias de hoje. Relata também, que sempre houve uma classe dominante e outras que eram dominadas, porém mudanças aconteceram e praticamente só duas classes ficaram bem visíveis: a burguesia e o proletariado.Burguesia, classe surgida com a decadência