Manifesto comunista Karl Marx
Dossiê Manifesto Comunista
“O comunismo já é reconhecido como uma potência por todas as potências européias.” (p. 2)
I Burgueses e Proletários (1)
“Nas épocas remotas da história, encontramos por quase toda a parte uma estruturação completa da sociedade em diferentes estamentos, uma gradação multifacetada das posições sociais.” (p. 3)
Desde os tempos antigos até os dias atuais, é comum ver na sociedade um explicito antagonismo de classes. Aquelas mais privilegiada, que na Roma antiga eram os patrícios, os cavalheiros; Na idade média eram os senhores feudais, etc, contra aquelas menos privilegiadas, como plebeus, escravos e etc.
“A moderna sociedade burguesa, emergente do naufrágio da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes.” (p. 3)
Ao invés de acabar com o antagonismo de classes, a burguesia moderna simplesmente adicionou novas classes, novas formas de opressão, novas composições ou estruturas de luta no lugar das antigas.
“A sociedade toda cinde-se, mais e mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes diretamente confrontadas: burguesia e proletariado.” (p. 3)
“(...) a grande indústria moderna tomou o lugar da manufatura; o lugar do estrato médio industrial foi tomado pelos milionários industriais, os chefes de exércitos industriais inteiros, os burgueses modernos.” (p. 4)
“(...) a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de revoluções (Umwälzungen) nos meios de produção e de transporte.” (p. 4)
“Cada uma dessas etapas de desenvolvimento da burguesia veio acompanhada de um progresso político correspondente.” (p. 4)
“(...) a burguesia conquistou finalmente para si, desde a criação da grande indústria e do mercado mundial no moderno Estado representativo, o domínio político exclusivo.” (p. 4)
Os interesses