Amor
Professora: Márcia Helena de Lima
AS FUNÇÕES DE UM SEMINÁRIO
O objetivo da formação universitária é fornecer competências e habilidades aos futuros profissionais e/ou em sua formação continuada. O seminário cumpre essa função, pois é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate.
O seminário não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto distribuído entre os assistentes e usa o recurso de figuras, mapas, transparências, recortes de revistas ou jornais, vídeos, entre outros.
1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Ele pode ser individual ou em grupo. Quando em grupo, o assunto é dividido em sub-temas (temas menores) e cada aluno fica responsável por um deles ou todos falam sobre eles. O debate envolve toda a classe, incluindo o professor e as conclusões envolvem a todos. Desse modo, um seminário é composto pelo professor, pelo grupo expositor (quem prepara o seminário) e pelo grupo comentador (demais alunos da classe que possuem a função de questionar, criticar e aprofundar a abordagem apresentada pelo grupo expositor).
2. MODALIDADES
a) O grupo escolhe um representante (coordenador) para iniciar a apresentação e para fazer as considerações finais. O coordenador deverá
- determinação do tema central ("o fio condutor");
- divisão do tema central em tópicos;
- análise do material coletado;
- síntese das idéias dos diferentes autores analisado sob a forma de Introdução (breve exposição do tema central); Desenvolvimento (explicação, discussão e demonstração);
- conclusão (síntese provisória do grupo) e bibliografia (de acordo com as normas da ABNT).
- Concluídos os estudos, prepara-se o texto e organiza-se a apresentação.
5. ROTEIRO DO SEMINÁRIO
Plano de exposição - deve expressar o roteiro em que o trabalho será apresentado, deve ser entregue ao professor e