Roteiro para obtenção de financiamento
A consulta previa deverá ser a mais sucinta possível, sem, no entanto, deixar de cobrir todos os temas de roteiro, e deverá ser protocolado junto ao banco ou repassador financeiro o quanto antes. É impossível saber qual item do roteiro demandará mais esclarecimentos da empresa e o apresentador deve estar disponível para aprofundar-se nas questões formuladas pelo analista. A consulta prévia deve conter as seguintes informações:
1. Dados cadastrais da empresa: Razão social, CNPJ, Endereço da sede e de correspondência.
2. Informações sobre a pessoa que será o contato da empresa: o contato não é necessariamente um funcionário da empresa; pode ser um consultor ou analista externo, desde que autorizado, mediante documento, a representar a empresa junto do BNDES.
3. Estrutura de capital da empresa: Apresentação detalhada da composição de acionistas ou cotistas da empresa.
4. Estrutura de administração da empresa: Apresentação da composição da diretoria e conselho de administração, relacionando nome e respectivos cargos.
5. Caracterização da empresa: Descrição das atividades principais da empresa, em qual mercado ela atua, quais produtos a empresa vende, se há propriedade de marcas, qual a ordem de grandeza do faturamento, numero de empregados, entre outros.
6. Indicadores Financeiros: Reportar informações econômicas – financeiras contidas nos dois ou três últimos balancetes e balanços da empresa.
7. Produção da empresa: é necessário reportar dados da produção do ultimo exercício, desagregando por unidade, capacidade instalada, produção efetiva e participação relativa na receita operacional liquida.
8. Objetivos da empresa: é necessário informar para qual fim se deseja obter financiamento, que pode ser aquisição de ativos fixos, modernização e expansão de parque industrial, entre outros.
9. Justificativa do projeto: é necessária a realização do projeto, se possui ganhos de produtividade ou qualidade, se há