Manifestações
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
1 INTRODUÇÃO
As contas a pagar tornaram-se hábitos ousados e, um dos mais frequentes deles para muitos, que idolatram a verdadeira “fábrica de consumo”. A cada instante, as pessoas inventam algo para comprar, a fim de satisfazer desejos, muitas vezes, desnecessários, por ter o prazer de ir às compras.
Tal desejo vai do simples, até o mais sofisticado produto, restando, no transcorrer dos próximos dez, doze meses ou mais, inúmeras parcelas, que somadas, extrapolam a capacidade da renda mensal. Tudo acontece muito rapidamente. Comprar é fácil, simples, basta ter crédito.
O duro mesmo é como pagar todos os compromissos, tais como: contas fixas, variáveis e emergenciais, esta última, nos pega sempre de surpresa, sem avisos antecipados. Diariamente, atendendo pessoas de diversas classes sociais, observo que, um dos principais fatores de endividamento é a falta de controle e planejamento.
As compras são consideradas uma tentação, afinal, quem não gosta de comprar?! Somos considerados, uma “fábrica de consumo”. A primeira dica é controlar a ansiedade, antes de ir às compras.
Tenha sempre um Planejamento Financeiro bem elaborado, (controle de ganhos versus as despesas). Através desse controle, será possível medir seu potencial econômico.
2 DESENVOLVIMENTO
Apesar do aumento da renda média real do brasileiro e da queda do desemprego nos últimos anos, crédito fácil e caro atrapalharam orçamento doméstico de muitas famílias. A dificuldade dos brasileiros para quitar dívidas deu mais um sinal preocupante. No cartão de crédito, 30% das dívidas estão atrasadas. A inadimplência do consumidor brasileiro vem subindo mês a mês de forma quase contínua. No começo de 2011, 5,7% de todos os financiamentos para pessoa física estavam com mais de três meses em atraso.
Em maio, o