Manifestações
De inicio, a pauta original das mesmas foram contra os reajustes das tarifas dos transportes públicos e as manifestações a favor da adoção da tarifa zero. O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social autônomo que luta por um transporte público e gratuito que se tornou um grande aliado dos manifestantes que protestaram contra os aumentos.
Logo em seguida os protestos e manifestações foram abrangendo outras áreas. Como o baixo índices de saúde, educação e renda. Sem relatar da queda dos dados relacionados à pobreza e desigualdade de gênero e a falta de consideração e importância como meio ambiente.
Investimentos desnecessários, gastos públicos em grandes eventos esportivos, má qualidade dos serviços, desvios de dinheiros, também foram revoltantes para aqueles que lutam pela melhoria do país.
Diante dessas manifestações o governo de forma precisa montou estratégias para que a situação não tomasse outro rumo. Durante as passeatas houve conflitos entre manifestantes e policias militares, estes que fizeram a repressão daqueles que tinham outros objetivos além de protestar – vandalizar.
Contudo, os movimentos foram de grande importância para as mudanças que tornaram-se obrigatórias no Brasil. Pois as pessoas fizeram/fazem por essa nação algo justo e independente e não somente esperam que o país possa fazer algo por elas. Os pontos mais importantes para se focar é na educação, saúde,a evolução no ranking do IDH, da desigualdade e da pobreza além da busca de informações sobre as medidas necessárias para que o país possa encontrar um melhor desempenho.