Pinacoteca SP
A Pinacoteca de São Paulo, localizada no Parque da Luz, é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até os dias de hoje. Tem um espaço cultural e social, com grande interesse em passar para os diversos públicos as formas de artes e integrar o paulistano, turistas, pesquisadores de todo o mundo para conhecer e estudar.
Tem seus tijolos á vista que são gigantes para os dias de hoje, sua escadaria imponente, salão de entrada, no qual hoje abriga o Espaço Octógono de Arte Contemporânea, que foi iniciado em 2003, com objetivo de estimular a produção e a difusão da arte contemporânea.
No sábado, reparei que a Pinacoteca fica bem movimentada, pois a entrada é franca, e havia diversos tipos de público: são excursões de escolas, grupos de senhoras, pesquisadores, amantes da boa arte ou também quem procura de certa forma refletir sobre situações diversas da vida.
A Pinacoteca tem em seu acervo obras distribuídas ao longo de várias salas, organizadas por assunto. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado à mostra de longa duração. Tem obras de Di Cavalcanti, Rodin, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Victor Becheret, Antonio Parreira, e quadros a óleo de diversos artistas e um salão com obras direcionadas à cidade de São Paulo.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é tida como um dos museus de arte mais importantes do Brasil. Fundado em 1905 e projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser sede do Liceu das Artes e Ofícios.
Após sua reforma na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo uma ativa produção bibliográfica. Atualmente, abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos