Nucleação e Cristalização
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA- CCET
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUIMICA
CURSO: ENGENHARIA QUIMICA
PROFª Drª KÁTIA DE LA SALLES
DISCENTE: THAMIRES THAISE SILVA DOS SANTOS
NUCLEAÇÃO E CRESCIMENTO DE CRISTAIS
SÃO LUÍS- MA
2014
1.0 RESUMO
O crescimento de cristais utiliza suportes rugosos para estimular a nucleação, a proteção dos núcleos cristalinos e o seu acesso aos nutrientes, levando à formação de grandes cristais. Rochas, minerais e conchas são mergulhados em soluções sobressaturadas de substâncias solúveis em água, selecionadas entre aquelas que cristalizam com relativa facilidade. A beleza dos cristais produzidos, quer na forma de grandes monocristais, agregados ou whiskers, incentiva os o ser humano a aprofundar os seus estudos, não só em relação aos fatores intervenientes no crescimento, mas também nas áreas científicas que partilham o interesse por este tema, seja ele por aspectos ligados à purificação, produção, caracterização, ou ao estudo de propriedades apetecíveis para aplicações tecnológicas.
Palavras chave: Cristais, crescimento, nucleação.
2.0 INTRODUÇÃO
3.0 NUCLEAÇÃO E CRESCIMENTO DE CRISTAIS
O fascínio pelos cristais tem catalisado fortemente o seu estudo ao longo dos tempos. De início parte integrante da Mineralogia e Geologia, caracterização, sistemas de cristalização, génese de minerais e rochas, e da Química (purificação de substâncias, análise estrutural, estudos de simetria, teoria de grupos, etc.), rapidamente invadiu outros campos. Hoje, o interesse pelos cristais estende-se muito para além destas áreas científicas. Temos como alguns exemplos a Física e a Engenharia dos Materiais por razões óbvias como o estado sólido, metais e ligas, novos materiais.
O primeiro passo num processo de cristalização é a Nucleação. É necessário criar condições no seio da mistura para as moléculas se aproximarem e darem origem ao cristal. A