manifestações
Carla² Thales Lopes³ 1. DESCRIÇÃO DO CASO:
Em 2013, o Brasil presenciou um movimento não visto desde 1993, com o movimento “Caras Pintadas” a favor do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. O movimento “Passe Livre” de São Paulo, com ao aumento da tarifa de ônibus em 20 centavos, iniciou uma série de manifestações que percorreram todo o Brasil.
Essas manifestações não acabaram no âmbito de reinvindicação da tarifa, mas aumentaram em uma intensidade que os cidadãos brasileiros foram as ruas também por melhorias de saúde, educação, trabalho, moradia e mostraram claramente a insatisfação do povo brasileiro com a política, já que os partidos políticos foram quase que expulsos dessas manifestações. Sem contar que a insatisfação da suposta causa de todos esses problemas, a corrupção, foi um dos temas mais abordados nas maiores manifestações, denunciando também os gastos da copa e até a vinda de médicos cubanos para o Brasil. Esses movimentos levaram aproximadamente um milhão e meio de brasileiros às ruas e foram difundidos amplamente pelas redes sociais, principalmente o facebook. (NOVAES, 2013)
No entanto, alguns meses depois, ninguém mais houve falar dessas manifestações e aquela euforia, que gerou passeatas todos os dias em algumas semanas de junho, diminui. Diante disso, será que essas manifestações foram eficientes? E partindo pelo lado da legitimidade, o governo da brasileiro, legítimo e legitimamente instituído poderia ser derrubado por esse movimento?
2. IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
2.1. Descrição das Decisões