Manifestações
As manifestações populares que eclodiram pelo Brasil, causaram grande impacto e estão repercutindo não somente em nível nacional, como também, na esfera internacional. Inicialmente, a pauta original das mesmas era reivindicações acerca da redução das tarifas do transporte público, que ganharam grande apoio popular, principalmente após a forte repressão policial contra os manifestantes. Com isso, outros grupos populares se mobilizaram e formularam diversos protestos por várias cidades brasileiras. Todos os movimentos até então tinham clareza nos objetivos e uma pauta razoavelmente unificada.
Os protestos foram e são movimentos resultantes da liberdade de expressão dos manifestantes, bem como um grito de alerta para os diversos problemas sociais dos dias atuais, onde os mesmos expõem e pautam suas reivindicações no sentido de serem devidamente ouvidos em seus discursos onde demonstram os seus reais descontentamentos e objetivam assim, por direito, a pacífica solução das controvérsias expostas. E como o principal meio de articulação da sociedade para a realização das inúmeras manifestações populares que ocorreram no país em junho passado, as redes sociais cumpriram uma função bastante relevante.
O horizonte dos objetivos dessas manifestações é bem mais extenso do que aquele anteriormente imaginado, por meio disso em seu cume, muitos brasileiros estavam na rua protestando não só a redução da tarifa das passagens e a violência policial, mas também por uma diversidade de temas como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral. Vale ressaltar que alguns manifestantes que iam às ruas no início criticavam o rumo que o movimento estava tomando, mas a os otimistas porque “o povo acordou” e também os que temem um golpe de Estado.
2 DESENVOLVIMENTO
No contexto da sociedade brasileira podemos dizer que o sistema político vigente no Brasil encontra-se