manifestações
É uma forma de ação de um coletivo de pessoas em favor de uma causa, diferente de protestos que são apenas contra uma causa. As manifestações são uma forma de ativismo, e habitualmente consistem numa concentração ou um desfile, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de alguém. As manifestações têm o objetivo de demonstrar ; O descontentamento com relação a algo ou o apoio a determinadas iniciativas de interesse público. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de pessoas participantes. Os tópicos das manifestações são em geral do âmbito político, económico, e social.
Existem vários tipos de manifestações, incluindo uma variedade de elementos, incluindo:
Marchas - manifestação em forma de marcha em direção a determinado local associado às reivindicações ou ao protesto dos manifestantes.
Piquete - manifestantes bloqueiam o acesso a um local específico ou a uma via pública.
Protesto sentado - pessoas sentam-se no chão, ocupando determinado área.
Protesto nu - manifestantes marcham sem roupas. Existem também vários tipos de temas de manifestações, incluindo uma variedade de causas:
Democracia - Em busca de seus direitos autorais, entre eles as leis.
Mobilização social- Promovendo ações que contribuem para uma formação do cidadão.
Política - Organizando direção e administrando nações ou Estados
Desde do sequestro de africanos para terras sul americanas em fins do século XVI e início do século XVII suas manifestações são reprimidas. Os negros em sua criatividade forjaram meios para a manutenção de sua cultura e religiosidade conseguindo legar ao Brasil e ao mundo toda a riqueza de seus hábitos intersecionando com os costumes adquiridos na nova terra. "Dessa mistura sincrética surgiram às manifestações que dão ao mundo a face do Brasil." O carnaval, o futebol, a violência, a alegria do povo, a miséria, a fome, a favela. E que a cultura popular é a