gestao finaceira
1. A Função Financeira
A função financeira reporta-se através de valores que a empresa realiza com o exterior e internamente. A empresa integra nas suas funções a de adquirir bens e serviços, a de produzir ou de transformar e adequar à venda e a de vender bens ou prestar serviços a outros sujeitos económicos.
Para que a empresa se mantenha em atividade, isto é, para que compre, produza, venda, ou simplesmente troque, carece de meios ou recursos financeiros. A função financeira trata de os obter, procurando assegurar que a soma dos resultados obtidos seja o mais elevado possível.
Para além do lucro imediato, à que pensar nos lucros futuros; para isso a empresa deve procurar manter o seu capital e desenvolver-se.
A gestão financeira clarificada pela política e pela estratégia financeira, visa:
• Alimentar a empresa de disponibilidades quando necessário;
• Assegurar a melhor situação dos recursos financeiros da empresa;
• Controlar para que nenhum bem seja inutilizado ou mal utilizado;
• Otimizar a rotação dos recursos e das aplicações.
1.2 A Gestão Financeira
A razão mais importante pela gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.
Um elemento importante a lembrar é que, a menos que a organização empregue os seus recursos financeiros de forma aberta e responsável, a probabilidade de receber dinheiro dos doadores é nula. Os doadores querem estar seguros que o dinheiro deles está a ser bem empregue e, para este fim, a organização que recebe o financiamento deve estar dotada de uma forte gestão financeira.
Estruturas fortes de gestão financeira facilitam a prestação de contas por parte da