Manifestações
Uma manifestação é uma forma de ação de um coletivo de pessoas em favor de uma causa, diferente de protestos que são apenas contra uma causa. As manifestações são uma forma de ativismo, e habitualmente consistem numa concentração e/ou um desfile, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de algo ou alguém.
As manifestações têm o objetivo, de demonstrar (em geral ao poder instalado) o descontentamento com algo ou a respectiva promoção em relação a matérias públicas. É habitual que se considere a manifestação um êxito tanto maior quanto mais pessoas participarem. Os tópicos das manifestações são em geral do âmbito político, económico, e social.
Formas
Existem vários tipos de manifestações, incluindo uma variedade de elementos, incluindo:
Marchas - Manifestação em forma de parada se movendo em direção a algum destino.
Piquete - Pessoas em uma determinada área
Sentadas - Onde pessoas ocupam um determinado lugar.
Nudez - Manifestação sem roupas
História de Algumas Manifestações no Brasil
Inconfidência mineira
A Inconfidência mineira não foi o único movimento que pleiteou a emancipação de parte do território brasileiro durante o período colonial. Segundo o historiador Marco Antonio Villa, professor da Universidade Federal de São Carlos, não foi nem mesmo o mais importante.
Para ele, “tem muito mais significado a Conjuração baiana, de 1798, uma vez que essa, em termos de rebelião no período colonial, foi muito mais abrangente em seus objetivos políticos e contou com ampla participação popular”.
O início do processo de libertação dos escravos e fim da escravidão
Na segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil. Joaquim Nabuco foi um dos principais abolicionistas deste período.
A região Sul do Brasil passou a empregar trabalhadores assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros, a partir de 1870. Na região Norte, as usinas produtoras de açúcar