Capitulo 5
Escola Clássica , enfoque comportamental , abordagem quantitativa , teoria geral dos sistemas e o enfoque contigencial
O consumo de teorias administrativas e organizacionais , justifica-se pela necessidade de achar as melhores práticas para que contribuam com o melhor desempenho da organização . As teorias nos permitem fazer previsões acerca do futuro .
Teorias complementares: Questionam parcialmeente os conecitos das teorias anteriores e desenvolvem conceitos mais complexos para incorpora-las
Teorias incomensuraveis:Baseada em pressupostos contraditórios entre si , desenvolvem corpos de conhecimento essencilmente diferentes e até antagonicos .
È por meio da organizaç~çao dos individuos e adoção de práticas administrativas que os seres humanos suprem os limites de uma ação isolada . O pensamento adminisgtrativo surge como conseuquência da crescente evolução do capitalismo e processo de modernização.Adam Smith, Destaca o principio de divisão do trabalho e sua importancia pára o capitalismo , divisão e espealização do trabalho aumenta a produtividade
Socialismo utópico :Henri Saint Saimon , primeiras idéias socialistas
Karl Marx Procurou esclarecer os conflitos tipicos da sociedade de classes , destacando as ofntes principais de tais conflitos , Substituição da figura autoritária para a racional Legal.
Já Marx Weber ,tem como principal objetivo entender as mudanças no tipo de autoridade , e entender que elas caracterizam as sociedades modernas considerando a burocracia como exemplo da autoridade racional legal . "PRESSAO"
Autoridade tradicional : Baseia-se nos costumes e tradições de uma cultura. È a autoridade representada por patriarcas , e anciões das sociedades antigas por exemplo.
Autoridade Carismática: È aquela autoridade com uma grande habilidade humana , De convencer as pessoas e agrupar pessoas em um mesmo propósito . Profetas