Capitulo 5
A identidade grupal e a relação com o consumo – é uma construção mental, uma teoria do sujeito sobre si próprio. A identidade determina uma série de comportamentos, regulando as ações. A identidade grupal, por sua vez, é o conjunto de objetivos e regras de comportamento de casa pessoa dentro do grupo. Conhecendo regras de identidade grupal de um nicho de mercado, podemos compreender os hábitos de consumo dos sujeitos do grupo e criar estratégias que levem ao nosso produto.
Papéis desempenhados pelos participantes dos grupos e como o próprio grupo determina os comportamentos dos seus membros.
Papéis e grupos: a família.– Família Biológica – a função dos pais é prover a sobrevivência de seus filhos até que eles tenham condições de inverter a situação.
O profissional que adota esse ponto de vista cria estratégias dirigidas às necessidades básicas de sobrevivência (Teoria de Maslow).
Família Psicológica – a função dos pais é prover a segurança emocional necessárias a seus filhos, para que desenvolvam suas capacidades e adaptações.
O profissional que adota esse ponto de vista cria estratégias dirigidas aos laços afetivos que o consumidor teria com pais e filhos.
Família Sociológica – a função dos pais é ensinar aos filhos os modos de convivência grupal. Constroem a ética e a sociabilidade.
Os profissionais que adotam essa definição criam estratégias que visam dar ao consumidor a impressão de adaptação e crescimento social.
Família Econômica – o papel dos pais é criar condições econômicas para os filhos e, em ultima análise, sua própria condição. Infância e adolescência são vistas como uma fase de “investimento” rumo à maturidade econômica.
O profissional que adota esse ponto de vista reforça o patrimônio familiar ou pelo menos a esperança de que venha a existir, tal como se verifica na aquisição de imóveis, cadernetas de poupança ou escolas particulares que garantam um futuro profissional rentável.