Capítulo 5
Engenharia de Produção Noturno – 5º Semestre
Capítulo 5 – Planejamento e Estratégia
Teorias Administrativas aplicadas a Engenharia de Produção
Professor: Marcos Dario
1) O que é planejamento? Porque ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?
O planejamento é a função da administração responsável por definir os objetivos da organização e os planos de ação que permitam alcança-lo, proporcionando um rumo à organização e estabelecendo as bases para as demais funções administrativas. Dentre muitos motivos, o planejamento é importante para a administração pois proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento., potencializa o autoconhecimento organizacional e fornece consistência.
2) Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
Planos definem os objetivos. E objetivos são os resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos numa determinada direção.
Os tipos de planos podem ser considerados por abrangência ( estratégicos, táticos e operacionais); Horizonte temporal ( longo prazo, médio prazo e curto prazo); Especificidade ( gerais e específicos) e por permanência ( permanentes e temporários);
3) Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?
As principais características que os objetivos devem ter são que eles devem ser específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis.
A perspectiva tradicional de definição dos objetivos baseia-se numa