Manifestações e Obrigação Civil
O trabalho em questão tem como tema “as manifestações e movimentações sociais virtuais: suas causas e conseqüências no campos das obrigações” com isso, o trabalho a seguir abordara sobre as manifestações relacionadas com a internet, também abordara sobre o campo das obrigações e por fim relacionar e mostrar as causas e conseqüências das manifestações no âmbito das obrigações do Direito Civil.
Mobilizações sociais
Há muito tempo os descontentes com o que ocorre com a sociedade fazem as mobilizações sociais. Buscando por reinvidicações, lutando por alguma causa ou mesmo defendendo uma causa. Atualmente houve nessas mobilizações e manifestações uma novidade de como estão se organizando. Antes os descontentes se juntavam em espaços públicos para se organizares, hoje a novidade é que basta um aparelho digital capaz de se conectar a internet e através de redes sociais se organizam e difundem suas idéias, tornando fácil e pratico o exercício das manifestações.
As manifestações e mobilizações que ocorrem nas ruas são uma expressão da insatisfação popular, por reconhecer os seus direitos e notar que estes não estão sendo cumpridos, então a partir desses atos objetivam a reinvidicação dos seus direitos. Durante o ano de 2013 teve se no Brasil uma diversidade de manifestações em várias cidades do país, as idéias circularam com facilidade graças ao uso de redes sociais, como facebook, instagram, twitter entre outros. Esses meios de comunicação facilitaram a troca de informações, determinação de data e lugares para os encontros, também são usados para debates e difusão de idéias. Não apenas no Brasil, mas o uso de tecnologias para esses fins vem sendo cada vez mais usados em diferentes lugares no mundo. Da se esse uso pela facilidade e pelo amplo alcance que se pode chegar em pequenos espaços de tempo.