MANIFESTAÇÕES POPULARES Em busca de direitos
O foco principal deste trabalho é mostrar as manifestações do ontem e do hoje. O Brasil foi alvo de grandes manifestações desde os primórdios e no ano de 2013 a população foi às ruas para lutar por igualdades e busca de direitos. As pessoas estão indignadas pela falta de transparência dos governantes com o dinheiro público, pela miséria que assola o país, por melhores condições de vida na saúde, no transporte e na educação.
2 PROTESTO, UM DIREITO DE TODOS
Diversas manifestações ocorridas no ano de 2013, com inicio na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro, manifestantes expressaram suas indignações, tendo como foco inicial a redução na passagem de ônibus.
Militantes do Movimento Passe Livre - MPL, junto a partidos e com um grupo de estudantes, foram responsáveis pelos primeiros protestos, crescendo e se espalhando com labaredas por vários estados.
As manifestações terminaram com diversas pessoas feridas, várias detidas, dezenas que não tinham nada a ver e que foram acertadas por estilhaços de bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, cassetetes e balas de borracha disparadas pela Polícia Militar. Um cenário assustador de cenas de violência que eram desnecessárias, pois no exterior várias passeatas são contidas somente com jatos de água.
Grande foi o número de presos em confronto com a polícia, semelhante à época da ditadura militar. Desde os primórdios que as classes populares lutam por seus direitos, normalmente relacionadas por necessidades básicas, revolta pela distribuição de verba pública ou algo semelhante.
As primeiras manifestações ocorridas no Brasil desde a República Velha em 1904, onde se formou um verdadeiro campo de guerra, quando manifestantes militares e a população se rebelaram contra a lei que obrigava a vacinação. Outro exemplo de manifestação aconteceu no principio do século XX, ouve as greves das operárias em busca de melhores salários, diminuição na jornada de trabalho, enfim, direitos trabalhistas,