rfid
A tecnologia RFID permite a identificação de produtos em alta velocidade, sem precisar da leitura direta do chip. Grandes quantidades não são um problema. A boa aplicação da tecnologia garante precisão e integridade da informação.
A implementação do código eletrônico de produtos (EPC) e da tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) promete benefícios importantes para o consumidor bem como para empresas. EPCglobal suporta o desenvolvimento responsável e a implementação da tecnologia.
A regulamentação ou legislação prematura do EPC ou RFID poderia ter um efeito negativo para inovação e adoção, impedindo que benefícios futuros alcancem os consumidores e organizações.
O EPC é um número único que é usado para identificar um item específico na cadeia de suprimentos. O EPC é gravado em um tag RFID, que combina um chip de silício e uma antena. Uma vez que o EPC é lido, pode ser associado com dados disponíveis em um banco de dados, como origem do produto ou data de produção. Assim como o Número Global de Item Comercial (GTIN) no código de barras ou com uma placa de carro, o EPC é uma chave que contém a informação usada dentro da Rede EPC. Um tag EPC não carrega informações diretamente identificáveis.
Muitos grandes varejistas e fabricantes de produtos estão testando a tecnologia com uma forma de melhoria do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Como uma placa de carro, o EPC é uma forma de identificar de maneira única, um palete, caixa ou item. É a próxima geração do código de barras, mas diferente do código de barras, que precisa de visada direta para ser lido, um tag EPC usa ondas de rádio para ler a informação mais rapidamente e mais eficientemente. Beneficiando Consumidores e Empresas
Para consumidores
O EPC promete melhorar o serviço ao cliente, reduzir a ruptura de estoque e prover uma melhor seleção de produtos. Além disso, ele tem o potencial de prover melhor proteção contra produtos