MANEJO DE PIONEIRAS
Para entendermos melhor, aquilo que o tema quer nos passar é necessário que conheçamos a expressão ao “pé da letra”, bem como, seu significado prático. Por isso, para começo de pesquisa, iremos fazer algumas definições que irão nos ajudar no discorrer deste tema. Reflorestamento, em seu pleno significado, se refere à atividade de replantar florestas (ou seja, que já existiram um dia) mas que foram deixaram de existir por algum motivo. Cabe dizer, que é um erro usar tal termo, para designar também o plantio em qualquer área.
Antigamente, a ideia de preservação, sustentabilidade, ecologia, ainda não estavam atrelados na mente da população. Durante a ocupação e colonização do Brasil, por Portugal, o desejo de exploração e de desenvolvimento da colônia era tão intenso, que a maior parte da vegetação nativa, principalmente aquela existente no sudeste, foi destruída para a extração e comércio de madeira, para os diversos fins (como exemplo, temos o Pau-Brasil).
A ONG SOS Mata Atlântica, que desempenha grande papel pela busca da conscientização sustentável e preservação ecológica, disponibilizou dados que dizem que a vegetação que cobria toda a região de domínio da Mata Atlântica, que vai desde o litoral Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, restou apenas 7% da cobertura original que continuar ameaçada.
Visto que não podemos voltar ao tempo e tentar reverter o quadro que se agrava, a única saída é tentar a recuperação da região destruída, através do reflorestamento. E sem dúvidas, zela para que ninguém mais tente destruir.
Como de costume, diversas opiniões se divergem, há ainda quem defenda que a recuperação da vegetação deve ocorrer de forma natural, respeitando o tempo da natureza, sem que haja a intervenção do homem mesmo que para o plantio. Mas é de consciência geral, que tal processo é muito mais demorado. Logo, como se deve deduzir, as maiorias daqueles que