Maneirismo, Barroco e Rococó
O ambiente que deu origem ao Maneirismo foi marcado por mudanças na economia, na política, na cultura e na religião.
Na política, a invasão da Itália pela França, Alemanha e Espanha, entre o fim do século XV e o início do século XVI, que levou a uma radical alteração no equilíbrio de forças do continente, culminando no sangrento Saque de Roma de 1527 e levou a uma fuga de artistas e intelectuais para outros países.
O Maneirismo, em italiano, significa maneira, o termo foi utilizado por Vasari para dizer sobre a "maneira" que cada artista trabalha.Valendo-se dos mesmos elementos do Renascimento, com um espírito diferente, criavam uma arte de labirintos, espirais e proporções estranhas, que são a marca inconfundível do estilo maneirista.
Embora o Barroco assumiu características ao longo da história, e surgiu com a Contra-Reforma e a arte desempenhou um papel propagandístico.
Uma de suas fontes principais de inspiração é o espírito religioso reinante na Europa nesse momento. Propaganda de fundo religioso, pois quem viu uma igreja barroca sentiu o cenário. Neste contexto a Igreja e toda a Europa estava dividida após a Reforma de Lutero que defendeu os cinco solas, princípios fundamentais da Reforma protestante:
Sola fide (a fé); Sola scriptura (a Escritura); Solus Christus (Cristo); Sola gratia (graça); Soli Deo gloria (glória