barroco e rococó
O período barroco não só se originou como posteriormente tomou o lugar do movimento artístico do Maneirismo. O barroco na Europa durou do início do século XVI a meados do século XVIII. Em alguns lugares, essa última fase do Barroco ramificou-se em um estilo artístico chamado Rococó, antes de ser substituído em popularidade pelo estilo neoclássico. Tanto a arte barroca quanto a do rococó focavam-se na criação de experiências artísticas complexas e completas, mas ambas se diferenciavam na abordagem e às vezes no assunto.
Pintura
Embora a técnica tenha se originado durante o Renascimento, as pinturas barrocas são geralmente identificáveis pelo uso forte do claro-escuro, um tipo de iluminação que cria fortes contrastes entre luz e escuro. Geralmente, essa técnica deixa a parte de uma pintura completamente escurecida pela sombra, enquanto outra área é apresentada com luz vibrante. As pinturas do Rococó, por outro lado, geralmente empregam uma técnica mais leve, focando no uso maior de cores claras e composições extravagantes. Às vezes, elas focam em um nível maior de satisfação profana ou até mesmo amorosa diferente das pinturas barrocas, as quais focam-se em temas religiosos.
Escultura
Na escultura, o período barraco pegou ainda mais as ideias detalhadas e dramáticas do Maneirismo com o uso abundante do contraposto, no qual o corpo de uma pessoa fica contorcido com as pernas e os ombros voltados em direções diferentes para criar um efeito dinâmico.